Concurso Marinha: inscrições prorrogadas para 40 vagas de músico
As inscrições devem ser reaizadas exclusivamente pela internet, no site da Marinha, até o dia 15 de março. Há oportunidades em 15 instrumentos.
- Por Yuri Salso
- Publicado em: 11/02/2026 11:02
O concurso Marinha do Brasil, que visa ao preenchimento inicial de 40 vagas no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais, com ingresso previsto para 2027, teve as inscrições prorrogadas até o dia 15 de março.
Podem concorrer homens e mulheres. Os candidatos devem ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio, possuir entre 18 e menos de 25 anos em 30 de junho de 2027, entre outros requisitos que podem ser vistos no edital.
As 40 vagas estão distribuídas entre pelos seguintes naipes:
- Flautim em Dó – duas vagas;
- Clarinete em Sib – duas vagas;
- Clarinete-alto em MIB – duas vagas;
- Fagote em Dó – duas vagas;
- Teclado – duas vagas;
- Saxofone-alto em Mib – quatro vagas;
- Saxofone-tenor em Sib – duas vagas;
- Contrabaixo acústico – duas vagas;
- Trompa em Fá – duas vagas;
- Trompete em Sib – quatro vagas;
- Trombone-tenor em Dó – quatro vagas;
- Eufônio em Sib – duas vagas;
- Bombardão em Sib – quatro vagas;
- Tímpanos – duas vagas;
- Percussão (bateria completa) – quatro vagas.
Leia também – Concurso Pmerj soldado: seleção autorizada e edital no segundo semestre, diz governador
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Marinha. A taxa de participação é de R$95,00, com possibilidade de isenção, conforme critérios que podem ser vistos no edital.
Veja etapas de seleção e remuneração
O processo seletivo será composto por:
- Exame de escolaridade (prova escrita);
- Prova prática de Música;
- Eventos complementares, incluindo inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos, avaliação psicológica e análise documental.
Os aprovados em todas as etapas serão convocados para o Curso de Formação de Sargentos Músicos, com duração aproximada de 18 semanas, realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.
Durante o curso, o aluno recebe alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, social, psicológica e religiosa, e remuneração militar prevista em lei. Após a formação como sargento, o militar realizará o Curso de Aperfeiçoamento, passando receber o valor total de
Compartilhe
