Concurso ICMBio: divulgada a convocação para a etapa de cotas
A avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação estão agendados para acontecer no dia 1º de junho. Os candidatos deverão acessar o site do Cebraspe, a partir da próxima terça-feira, dia 27 de maio, para terem acesso aos locais.
- Por Luiz Fernando Caldeira
- Publicado em: 22/05/2025 04:02

Foi divulgado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, dia 22, o edital de resultado final na prova discursiva e convocação para a avaliação biopsicossocial (pessoas com deficiência) e para o procedimento de heteroidentificação (candidatos negros) do concurso ICMBio para os cargos de analista administrativo e analista ambiental.
A avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação estão agendados para acontecer no dia 1º de junho. Os candidatos deverão acessar o site do Cebraspe (organizador), a partir da próxima terça-feira, dia 27 de maio, para terecem acesso ao horário e local de realização destas etapas.
O edital de resultado provisório na avaliação biopsicossocial e no procedimento de heteroidentificação será divulgado pelo Cebraspe data provável de 13 de junho.
Já as justificativas da banca para o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório na prova discursiva serão liberados a partir da próxima quinta-feira, dia 29 de maio.
Concurso reuniu mais de 117 mil inscritos para 350 vagas
O concurso para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade reuniu 117.984 inscritos, sendo 40.772 para analista administrativo e 77.212 para analista ambiental.
Para a Região Sudeste, houve 22.026 inscritos, sendo 6.072 para analista administrativo (607,20 candidatos/vaga) e 15.954 para analista ambiental (638.16 candidatos/vaga).
O concurso ICMBio visa ao preenchimento inicial de 350 vagas, sendo 230 são para analista ambiental e 120 para analista administrativo, cargos que exigem nível superior em qualquer área.
LEIA TAMBÉM:
Concurso Nacional Unificado amplia oferta para 3.662 vagas
A remuneração inicial, para os dois cargos, é de R$9.817,72 já incluindo R$1 mil de auxílio-alimentação. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego.
Das 350 vagas oferecidas, 160 são para a sede do instituto, em Brasília. As outras 190 estão espalhadas por todas as regiões do país (sem quantitativo específico por estado), sendo 35 para a Região Sudeste (25 para analista ambiental e dez para analista administrativo). Confira a distribuição a seguir:
Analista Ambiental
- Norte – 50 vagas;
- Nordeste – 25 vagas;
- Centro-Oeste – 25 vagas;
- Sudeste – 25 vagas;
- Sul – 15 vagas;
- Sede em Brasília (DF) – 90 vagas.
Analista Administrativo
- Norte – dez vagas;
- Nordeste – dez vagas;
- Centro-Oeste – dez vagas;
- Sudeste – dez vagas;
- Sul – dez vagas;
- Sede em Brasília (DF) – 70 vagas.
O prazo de validade do concurso ICMBio será de um ano, podendo dobrar. Durante esse período, novas vagas poderão surgir, permitindo a convocação de aprovado do cadastro de reserva.
Compartilhe